Descubra todos os benefícios dos alongamentos assistidos
Todos nós estamos familiarizados com o conceito de alongamentos. E, provavelmente, em algum momento da nossa vida, já fomos encorajados a encontrar tempo para os fazermos a fim de aliviar alguma tensão, melhorar a nossa mobilidade e prevenir lesões.
Mas a verdade é que a maioria de nós não alonga com a devida frequência. E, quando o fazemos, há uma grande probabilidade de não o estar a fazer corretamente. É aqui que entram os alongamentos assistidos.
O que são alongamentos assistidos?
São exercícios terapêuticos em que um profissional especializado alonga os músculos, a fim de aliviar a dor e melhorar a mobilidade.
Quando executados corretamente, os alongamentos assistidos são mais profundos e eficazes, sem acarretar os riscos de lesão de um alongamento individual executado de forma inadequada.
Quais são, então, os benefícios dos alongamentos assistidos?
Os alongamentos assistidos são benéficos para uma grande variedade de pessoas – quer sejam atletas, entusiastas do fitness, tenham um estilo de vida mais sedentário ou, simplesmente, tenham de permanecer sentados/na mesma posição durante largos períodos de tempo no trabalho.
Este tipo de alongamentos pode ser benéfico para si, caso procure:
O seu trabalho obriga a passar muitas horas sentado ou na mesma posição?
Quando permanecemos sentados ou na mesma posição durante longos períodos, começamos a sentir tensão em alguns dos nossos músculos. A longo prazo, esta situação conduz, quase inevitavelmente, a situações de dor ou, mesmo, ao surgimento de patologias.
Os alongamentos assistidos são uma ótima forma de ajudar a melhorar a mobilidade e reduzir a tensão muscular acumulada durante as longas horas de trabalho.
Para além dos benefícios físicos, a sua saúde mental também será beneficiada, uma vez que os alongamentos assistidos contribuem para a redução do stress e, ao permitirem um melhor fluxo de sangue e oxigénio no nosso organismo, uma sensação de maior clareza mental.
Treina regularmente e/ou com intensidade?
Quando treinamos os nossos músculos contraem-se e tendem a encurtar. Isto pode ter um efeito negativo na nossa postura e causar dores musculares. Quanto mais treinamos, maior é a probabilidade criar situações de dor e tensão crónicas.
Se é um atleta ou pratica exercício regularmente, uma das melhores coisas que pode fazer pelo seu corpo é realizar sessões regulares de alongamentos assistidos.
Inclui-los na sua rotina vai ter um contributo importante no aumento da amplitude de movimento, o que, por si só, irá ajudar na prevenção de lesões e melhorará a performance desportiva.
Os alongamentos assistidos podem, também, ajudar a reduzir a dor muscular e a melhorar o tempo de recuperação. Isto é especialmente importante para atletas com planos de treino muito intensos e frequentes, que necessitam de recuperar rapidamente a fim de atingirem melhores desempenhos.