Trabalha em ambiente de escritório? Saiba como a Fisioterapia pode reduzir a dor e melhorar o seu desempenho
Trabalhar num escritório pode ser bastante exigente para o nosso o seu corpo. Se estiver sentado ou na mesma posição durante largos períodos de tempo, é provável que sinta dores.
De facto, quem trabalha em ambiente de escritório tem uma forte probabilidade de sofrer de várias perturbações musculoesqueléticas, incluindo dores nas costas, dores cervicais, tendinites, Síndrome do Túnel Cárpico e dores de cabeça.
dores nas costas
As dores nas costas são uma das queixas mais comuns entre os trabalhadores de escritório. Permanecer sentado ou em pé de forma prolongada pode dar origem a tensão muscular e dores na parte inferior das costas.
dor cervical
A dor cervical, ou dor no pescoço, é outra queixa comum entre os trabalhadores de escritório. Uma má postura aliada a períodos prolongados a olhar para um ecrã de computador podem levar a tensão muscular e dor no pescoço e nos ombros.
tendinites
Outra preocupação comum são as tendinites, caraterizadas porinflamações dos tendões. A tendinite pode ser causada por movimentos repetitivos, tais como a escrever num teclado ou utilizar um rato de computador. Os sintomas da tendinite incluem dor, rigidez, e inchaço na articulação afetada. Quando não tratada, a tendinite pode dar lugar à Síndrome do Túnel Cárpico.
Síndrome do Túnel Cárpico
A Síndrome do Túnel Cárpico é uma condição que afeta as mãos e os pulsos. Acontece quando a inflamação dos tendões é de tal forma que comprime o nervo mediano, que atravessa o Túnel do Carpo, uma estreita passagem no pulso. Os sintomas da Síndrome do Túnel Cárpico incluem dor, dormência e formigueiro na mão e no pulso.
dores de cabeça
Outra queixa habitual dos funcionários de escritório são as dores de cabeça. A tensão provocada no pescoço e ombros por passar longas horas olhar para um ecrã é uma das possíveis causas destas dores.
Então, o que podemos fazer para combater estes efeitos negativos do trabalho no escritório?
Algumas soluções simples passam por garantir que nos levantamos e nos movimentamos regularmente ao longo do dia e que optamos por material ergonómico (por exemplo, ratos e teclados informáticos apropriados). Porém, uma solução adicional, frequentemente descurada, é realizar sessões regulares de Fisioterapia.
A Fisioterapia, para além do alívio imediato dos sintomas, fornece uma solução a longo prazo para problemas já existentes e, simultaneamente facilita as ferramentas necessárias para a prevenção. Eis porque é que a Fisioterapia é tão importante: